administrativo@fundacaoabioptica.org.br 11 3059.2090

Origens

Fundação Abióptica - Um sonho de Cidadania

A Fundação Abióptica – Pelo Direito de Enxergar Direito, tem como principais objetivos levar cidadania a jovens brasileiros por intermédio de sua capacitação profissional e, também, promover a importância dos cuidados com a visão em nosso país.

Fazemos isso desde o início pensando sempre que a cidadania, quando exercitada individualmente, certamente nos levará a uma multiplicação automática de princípios, de respeito e de consciência social. Por sua vez, tudo isso, junto, nos levará a um país melhor.

Pode parecer pouco ou então apenas um sonho, mas para nós, da Fundação Abióptica, a capacitação profissional de um jovem, incluindo questões como sua alimentação, seu transporte, a consciência sobre a importância do trabalho em equipe e o desenvolvimento de seu senso de coletividade pode realmente mudar sua própria estrutura familiar.

Esse é o papel que, acreditamos, é de todos nós, empresários e profissionais do ramo óptico brasileiro. Na verdade, acreditamos que esse deve ser o papel de TODOS os brasileiros.

Bandeiras como a Ética e a Moral podem e devem ser exercitadas todos os dias. Só assim construiremos o futuro que todos nós desejamos. Só com o trabalho conjunto, com objetivos definidos, voltados ao bem coletivo poderemos mudar e interferir na situação atual de vulnerabilidade de nossa juventude.

Assim fazemos, todos os dias, na Fundação Abióptica. Formamos profissionais aptos a exercer suas profissões com dignidade. Mas, acima de tudo, investimos nosso tempo e nossos sentimentos na formação de novos cidadãos brasileiros.

Vamos em frente!

Bento Alcoforado

2007

Nasce a Fundação Abióptica, braço social da Associação Brasileira da Indústria Óptica, criada com o objetivo de desenvolver ações que visem a gerar e administrar meios e recursos que propiciem aos jovens em situação de vulnerabilidade social uma melhor qualidade de vida.

2009

Criação e formação da primeira turma do Curso de Montador Óptico, como parte do projeto de desenvolvimento profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e posterior encaminhamento para empresas do setor óptico. O curso tem como objetivo proporcionar aos jovens exercerem funções pertinentes ao campo da montagem de óculos.

2010

Participação dos alunos do Curso de Montador Óptico na Expo Abióptica, o maior evento do setor óptico da América Latina.

Forma-se a 2ª turma do curso de Montador Óptico

Forma-se a 3ª turma do curso de Montador Óptico

Forma-se a 4ª turma do curso de Montador Óptico

Forma-se a 5ª turma do curso de Montador Óptico

2014

Reconhecimento da Fundação Abióptica como Entidade de Utilidade Pública Municipal  e Federal

Formam-se a 6ª e a 7ª turmas do curso de Montador Óptico

2015

Fundação Abióptica desenvolve a Campanha Olho Vivo, iniciativa que tem como objetivo esclarecer o consumidor sobre os riscos de usar produtos ópticos piratas ou ilegais; orientar sobre as melhores práticas no momento da compra de óculos solares e de receituário, além de incentivar visitas regulares ao oftalmologista. Projeto leva à população um exame de triagem por meio do Teste de Snellen.

Formam-se a 8ª e a 9ª turmas do curso de Montador Óptico

2016

Forma-se a 10ª turma do curso de Montador Óptic, completando mais de 140 jovens capacitados desde o início do curso.

Fundação Abióptica leva a Campanha Olho Vivo a seis capitais brasileiras concomitantemente no Dia Mundial da Visão, 13 de outubro, realizando 739 atendimento gratuitos em um único dia.

Formam-se a 11ª e 12ª turmas do Curso de Assistente Óptico.

A Ação Olho Vivo percorreu todos os estados brasileiro em 2017, passando por 28 cidades e atendendo mais de 8 mil pessoas

Design e Desenvolvimento por Fábrica de Tempo